No passado sábado, dia 3 de maio, os Claustros do antigo Governo Civil de Vila Real acolheram um Ato Consular Itinerante, destinado à comunidade angolana residente no concelho. Esta ação foi promovida pelo Consulado Geral da República de Angola no Porto, em articulação com o Consulado Honorário da República de Angola em Vila Real, reforçando o compromisso com a inclusão e a proximidade entre comunidades.
Mais do que uma iniciativa centrada no tratamento de assuntos administrativos, como a emissão do Cartão de Cidadão, Passaporte e outros documentos, este momento traduziu-se num importante gesto de cooperação e reforço de laços entre a comunidade angolana e a vila-realense.
Estiveram presentes nesta ação o Dr. António Cunha, Cônsul Honorário da República de Angola em Vila Real; a Dra. Dulce Gomes, Cônsul-Geral da República de Angola no Porto; e o Presidente da A.C.A.V.R. – Associação de Angolanos em Vila Real, Dr. José Vitorino.
Os Atos Consulares Itinerantes representam uma prática regular do consulado, com o objetivo de descentralizar serviços, facilitar o acesso à documentação essencial e ajudar a desburocratizar os processos para os cidadãos angolanos que vivem fora dos grandes centros urbanos.
Com esta iniciativa, Vila Real reafirma-se como um território acolhedor e ativo na promoção da cidadania e da integração de todas as comunidades que aqui vivem.
Fonte/Foto: CM Vila Real