No dia 30 de março, na National Tsing Hua University (NTHU), em Hsinchu, Taiwan, o Professor Otto Zwartjes, Professeur des universités das universidades Paris Cité e Sorbonne Nouvelle, anunciou oficialmente que o Centro de Estudos em Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade de Vigo (UVigo) foram escolhidos para organizar a 13.ª edição da International Conference on Missionary Linguistics, a realizar-se em março de 2027.
Sob o título “Safeguarding the World’s Linguistic and Cultural Heritage”, o congresso reunirá investigadores de todo o mundo para refletir sobre o papel crucial da linguística missionária na documentação, preservação e revitalização de línguas em risco de extinção. Será também um espaço privilegiado para discutir as dimensões sociais, culturais, imateriais, éticas e políticas envolvidas na salvaguarda da diversidade linguística e cultural.
A escolha da UTAD e da Universidade de Vigo como anfitriãs do congresso sublinha a forte tradição académica destas instituições na área da linguística missionária, bem como a colaboração científica de longa data entre ambas. O evento será ainda uma oportunidade para envolver jovens investigadores e reforçar a renovação da disciplina, garantindo o seu futuro através da formação, do diálogo académico e do compromisso com a sustentabilidade linguística e historiográfica.
A comissão organizadora do congresso integra investigadores de referência de três instituições: Joaquín Sueiro Justel, Inmaculada Concepción Báez Montero e María Rosa Pérez Rodríguez (UVigo), Carlos Assunção e Gonçalo Fernandes (CEL – UTAD) e Maria do Céu Fonseca (CEL – Universidade de Évora).
Este anúncio representa um reconhecimento internacional da excelência da investigação produzida no espaço ibérico e um passo importante para a afirmação global da Linguística Missionária enquanto área central na preservação do património linguístico da humanidade.
Texto: UTAD | CEL
Foto: UTAD