Os desafios do sector da Vinha e do Vinho, em áreas como a internacionalização, a sustentabilidade ambiental, a transição digital e energética, estiveram em destaque na UTAD, no Seminário de Apresentação da Agenda Mobilizadora Vine & Wine Portugal.
O projeto Vine & Wine faz parte do primeiro lote de 13 Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial apoiadas pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus, no âmbito do primeiro concurso da Componente Capitalização e Inovação Empresarial.
Para o Reitor da UTAD, professor Emídio Gomes, este programa engloba grandes projetos liderados pelo setor empresarial em que a Universidade transmontana tem um papel fundamental na investigação.
Jorge Dias, da Gran Cruz, considera que este projeto “é um grande desafio para o setor” vitivinícola, num modelo de “diálogo virtuoso” entre a academia e as empresas.
Em quatro meses de projeto a execução anda acima dos 10%, o que para Jorge Dias está “dentro dos parâmetros normais”.
O consórcio Vine & Wine é formado por 46 entidades, entre empresas, universidades e associações e as ações a desenvolver têm como objetivo aumentar a competitividade e resiliência do setor da vinha e do vinho em Portugal, através de projetos de investimento produtivo, investigação e desenvolvimento, inovação, qualificação e reforço da internacionalização.
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Registo operacional do Comando Distrital de Vila Real
12/12/2025
Município inaugura novo parque de estacionamento no centro histórico
12/12/2025
Treinos de Formação Desportiva de Futebol Feminino da AFVR
11/12/2025
Sé de Vila Real recebe Concerto de Natal esta quinta-feira
11/12/2025
EREMITAS SÃO PERMITIDOS?
10/12/2025
Edifício dos Paços do Concelho voltou a vestir-se de Natal
10/12/2025
Alexandre Favaios reúne com dirigentes do município para assinalar o início do novo mandato
10/12/2025
Liga AFVR de Futebol Virtual abre inscrições
9/12/2025
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo