Em
Douro Interior Jornal

2022/11/04

Prodouro pede ao Governo lei que proíba vender uva com prejuízo

Destaque

A proposta é da Associação dos Viticultores Profissionais, segue o exemplo espanhol e visa valorizar a atividade para evitar o abandono.
A lei que a Prodouro deseja para a uva, mas que pode aplicar-se a todos os produtos agrícolas, já existe em Espanha.
Miguel Ángel Moreno, da Associação Agrária de Jovens Agricultores de Castela e Leão, veio, recentemente, a Sabrosa apresentar o modelo de cálculo do custo da uva utilizado na região vinhateira de Rueda, que abrange Valladolid, Segóvia e Ávila.
Por ser uma região com menos de metade da área de vinha do Douro, praticamente plana e em que 97% da vindima é mecânica, não há comparação possível. Mas por haver uma lei que, segundo Miguel Ángel Moreno, "garante que os agricultores sejam compensados pelo seu esforço", foi feito um estudo que atesta que produzir um quilo de uva naquela região custa 0,51 euros, em vinha regada, e 0,47 euros, em vinha de sequeiro.
A Prodouro prevê formalizar, esta semana, junto do Governo uma proposta inspirada no apoio de 125 euros atribuídos a quem ganha menos de 2700 euros brutos mensais. O objetivo é "dar às empresas privadas a possibilidade de darem aos seus trabalhadores uma compensação extraordinária até ao limite de um salário". Mas "terá de ser isenta de IRS e Segurança Social para que o apoio chegue efetivamente ao bolso das pessoas".
A Prodouro também propôs ao Governo um contrato de vindima, ainda sem resposta. Visa que quem recebe apoios sociais possa acumular rendimentos de trabalho sem ser penalizado, até um máximo de 35 dias por ano.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Registo operacional do Comando Distrital de Vila Real
12/12/2025
Município inaugura novo parque de estacionamento no centro histórico
12/12/2025
Treinos de Formação Desportiva de Futebol Feminino da AFVR
11/12/2025
Sé de Vila Real recebe Concerto de Natal esta quinta-feira
11/12/2025
EREMITAS SÃO PERMITIDOS?
10/12/2025
Edifício dos Paços do Concelho voltou a vestir-se de Natal
10/12/2025
Alexandre Favaios reúne com dirigentes do município para assinalar o início do novo mandato
10/12/2025
Liga AFVR de Futebol Virtual abre inscrições
9/12/2025