O Município de Vila Real procedeu, esta manhã, à trasladação do ninho de cegonha que se encontra junto ao Jardim da Carreira, por forma a poder abater o tronco de palmeira que já estava fragilizado, apresentando graves problemas de segurança.
“Genericamente o que a gente vai fazer é transferir o ninho para uma estrutura que colocamos imediatamente ao lado, porque a palmeira está mesmo em risco de queda, portanto, está a pôr em causa a segurança das pessoas que utilizam este espaço. Temos de proceder ao abatimento da árvore, mas antes de transferir o ninho para esta estrutura. A operação não é fácil, há aqui um conjunto de questões que se colocam porque a palmeira já está numa situação de muita debilidade, estamos a fazer aqui o melhor possível, procuramos assessorar-nos de competências que temos na nossa universidade e obtivemos as licenças do ICNF para o efeito”, explicou o vereador da Câmara Municipal de Vila Real, Carlos Silva.
Por sua vez, João Cabral, do Laboratório de Ecologia Aplicada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), explicou que o objetivo é criar condições para que as cegonhas consigam reconhecer aquele local como uma alternativa, dado que a fidelização não é instantânea. “As cegonhas estão habituadas para a perda dos seus ninhos, dado que há vários fatores naturais que podem levar à sua e elas são capazes de repor rapidamente um ninho novo”, frisou.
Assim, antes do abatimento da palmeira, foram recuperados elementos pertencentes ao ninho e foram colocados na estrutura suplente, tendo a esperança de que isso crie uma sensação de familiaridade no casal de cegonhas.
Recorde-se que estas cegonhas já nidificam em Vila Real há cerca de três anos e que se trata de um dos poucos ninhos identificado na região.
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Câmara Municipal de Vila Real emite Nota de Agradecimento
18/08/2025
AF Vila Real abre candidaturas ao PRID 2025
18/08/2025
Homem detido por incêndio florestal em Vila Real
14/08/2025
Taça AF Vila Real realiza-se a 15 de outubro
14/08/2025
Dia Internacional da Juventude foi celebrado na UTAD
13/08/2025
Ponto Têxtil em Vila Real encerra de 18 a 29 de agosto
13/08/2025
ULSTMAD conta com um aparelho RX de última geração
12/08/2025
UTAD associa-se ao “Prémio Vinha Douro” para distinguir boas práticas na viticultura
12/08/2025
Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Concordo