A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro celebrou, na passada sexta-feira, o 39º aniversário, numa cerimónia revestida de grande solenidade e presidida pela Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
A cumprir o último ano enquanto reitor da academia transmontana, Emídio Gomes fez um “balanço e prestação de contas”, admitindo ter atingido “praticamente todos os objetivos” estabelecidos pelo “ambicioso Plano Estratégico 2021-2025”, o que “permitiu consolidar a UTAD numa posição bem definida no ensino superior”. “Procuramos sempre superar os vários obstáculos e adversidades, na missão de dar a esta universidade o destino que merece e precisa”, referiu.
Para o mandato que ainda vigora, o Reitor estabeleceu como eixos prioritários as pessoas, as infraestruturas e a investigação. No primeiro, vincou a forte aposta na valorização dos recursos humanos como “principal ativo da UTAD”, com objetivos que abrangeram docentes, não docentes e investigadores. “Mais de 20 anos depois, conseguimos ver reconhecido aos investigadores do quadro da UTAD o direito aos efeitos da sua avaliação de desempenho, concretizado na progressão dos escalões da sua categoria. Passamos de cinco para mais de 30 investigadores, estando neste momento abertos 18 concursos para investigadores do quadro”, anunciou.
Nas infraestruturas, destacou a abertura de uma adega “laboratório”, em funcionamento desde 2023, ambientalmente sustentável e com equipamentos de última geração; a construção do Kitchen Lab, num investimento de 600 mil euros, aberto em 2022; a requalificação da Nave dos Desporto, um equipamento de ensino, investigação e atividades desportivas diversas, com grande utilização pelo movimento associativo; do hospital veterinário, alvo de uma forte recuperação e investimento em equipamentos atualizados, “âncora fundamental de uma das mais prestigiadas áreas formativas”; e ainda o “University Center”, no Largo das Pedrinhas, que inclui o Espaço Estudante, um auditório com 120 lugares, gabinetes para acolher a sede da AAUTAD, a provedora dos estudantes e os núcleos, secções e associações de estudantes, um novo espaço de refeições para os trabalhadores da UTAD e um “work-café”. Sobre o espaço, Emídio Gomes referiu que a renovação, “em fase de conclusão”, prevê a criação de “mais 600 metros para a AAUTAD e atividades de gestão e manutenção do campus”.
Já neste ano, foram inaugurados o Centro de Inovação para a Indústria, com laboratórios de Cibersegurança e Media-X, e o edifício de Apoio à Formação Multidisciplinar nas áreas da Saúde e do Desporto, valências que representam um investimento de 1,42 milhões de euros e que permitem uma modernização inigualável das condições de ensino e de investigação.
Fonte/Foto: UTAD