Em
Douro Interior Jornal

2026/01/15

Infraestruturas desportivas de Vila Real atingem 490 mil utilizações em 2025

Desporto

Ao longo do ano de 2025, as infraestruturas desportivas propriedade ou sob gestão do Município de Vila Real registaram um total de 489.797 utilizações, envolvendo atletas, alunos, utentes e público assistente, o que reflete uma forte dinâmica desportiva no concelho.

O Pavilhão dos Desportos e as Piscinas Municipais Cobertas mantiveram-se como os equipamentos mais procurados, seguidos de muito perto pela NAVE de Desportos da UTAD, que apresentou uma taxa de ocupação próxima dos 100% da sua capacidade.

O elevado nível de utilização do Pavilhão dos Desportos, que contabilizou 116.724 entradas no período em análise, deve-se essencialmente à intensa atividade do movimento associativo do concelho. Este equipamento oferece condições privilegiadas para a realização de treinos, torneios e grandes eventos desportivos. Já as Piscinas Municipais Cobertas, apesar da sua antiguidade, continuam a fidelizar um número significativo de utentes, tendo registado 96.836 utilizadores apenas no último ano.

Merecem igualmente destaque os equipamentos desportivos protocoladas com entidades públicas e privadas, como é o caso do Centro Social e Paroquial de Mateus, do Regimento de Infantaria 13, do Colégio João Paulo II e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. De salientar que a UTAD coloca ao serviço do movimento associativo do concelho um conjunto ímpar de infraestruturas desportivas, desde Campos de Futebol de Relva Natural e Artificial, Pista de Tartan, NAVE de Desportos, Campos de Ténis e, mais recentemente, um Pavilhão completamente dedicado à Ginástica.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, recorda que “em 2013 a pressão sobre os espaços desportivos municipais era significativamente menor”, salientando que, nessa altura, existiam apenas seis clubes com atividade federada em modalidades de pavilhão, ocupando 48 blocos horários diários. Atualmente, o concelho conta com 19 clubes em atividade regular, abrangendo 78 escalões de formação, que ocupam 148 blocos de treino, evidenciando o crescimento sustentado da prática desportiva.

Para breve está prevista a inauguração do Pavilhão Fausto Carvalhais, bem como o avanço de novos projetos estruturantes, entre os quais a construção do Pavilhão da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e a requalificação do Complexo Desportivo do Monte da Forca. De referir ainda o novo Complexo de Piscinas de Codessais, cuja empreitada está atualmente em curso, que permitirá uma utilização diversificada ao nível das atividades aquáticas, nomeadamente de formação, manutenção, competição e lazer.

Estas intervenções, a concretizar a médio prazo, irão reforçar significativamente o parque desportivo de Vila Real, conferindo-lhe maior qualidade, capacidade e excelência para a prática e o desenvolvimento do desporto no concelho.

 

Fonte/Foto: CM Vila Real

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Túnel do Marão esteve encerrado temporariamente para realização de simulacro
15/01/2026
Infraestruturas desportivas de Vila Real atingem 490 mil utilizações em 2025
15/01/2026
Bruno André Azevedo promove ação de Match Fixing e Direitos Humanos
14/01/2026
Francisco Seixas da Costa recebe Medalha do Centenário de Vila Real
14/01/2026
EUROPEUS E SUL-AMERICANOS FINALMENTE DE BRAÇO DADO
13/01/2026
Tradição das Janeiras voltou a cumprir-se nos Paços do Concelho
13/01/2026
UTAD acolheu mais uma edição da Feira de Mestrados e Pós-Graduações
13/01/2026
Confeção da Louça Preta de Bisalhães reconhecida pela UNESCO
12/01/2026