Exportações de vinhos da Região Demarcada do Douro descem em 4,7%
Douro
Noticias em Destaque
A comercialização de vinhos do Douro e do Porto rondou os 615 milhões de euros em 2023, com um decréscimo de 1% comparativamente com o ano anterior, divulgou este sábado o presidente do IVDP, avança o Porto Canal.
O presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), com sede no Peso da Régua, distrito de Vila Real, fez um balanço das vendas de vinho em 2023, referindo que se verificou um decréscimo de 1% no volume de negócios.
Ao mesmo tempo, acrescentou, houve um acréscimo de 4,9% na valorização do preço médio por litro. “É um sentimento agridoce”, afirmou Gilberto Igrejas à agência Lusa.
As exportações de vinhos da Região Demarcada do Douro decresceram 4,7%, representando 359 milhões de euros, uma tendência negativa que resulta da instabilidade económica e da perda de poder de compra em muitos dos seus principais mercados, noticia o Porto Canal, cujos consumidores foram penalizados pela subida das taxas de juro e por níveis de inflação elevados.
Os principais mercados para os vinhos do Porto são Portugal, França, Reino Unido e Países Baixos e, para os vinhos do Douro, são Portugal, Canadá e Reino Unido.
Na região, em 2023 a colheita de uvas atingiu as 249.514 pipas, mais 7% do que no ano anterior.
A última vindima no Douro ficou marcada por alguma agitação social porque, invocando dificuldades de vendas de vinho, grandes empresas não compraram ou compraram uvas em menos quantidade aos produtores que, por sua vez, se queixaram de entregar as uvas sem peço ou a preços muito reduzidos.
Partilhar nas redes sociais