Cultura do Norte e Casa de Mateus celebram protocolo
Douro
Noticias em Destaque
A Direção Regional de Cultura do Norte e a Fundação da Casa de Mateus formalizaram, no dia 18 abril, a assinatura de um protocolo de cooperação nas áreas da preservação patrimonial, do projeto museográfico e da ação cultural.
Pretende-se, igualmente, fomentar uma discussão mais alargada sobre as relações entre património, cultura e território, no quadro de uma cidadania ativa, produtora de mudança.
A assinatura do protocolo decorreu no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, data escolhida pela Fundação da Casa de Mateus para apresentar a programação para 2023, ao mesmo tempo que interpela o sentido territorial da sua ação, na companhia dos parceiros institucionais Direção Regional de Cultura do Norte e Município de Vila Real.
Sabendo que o património apenas se exprime em toda a sua riqueza quando se transforma em experiência, ou que a memória é um dos mais poderosos instrumentos de construção de futuro, a Fundação propõe um programa multidisciplinar, entretecido nos infinitos cruzamentos entre cultura, criação artística e divulgação científica, que é em si mesmo uma proposta de mudança.
A paisagem e as suas declinações – as paisagens físicas da biodiversidade e as paisagens imaginárias da criação estética – são as grandes protagonistas de um programa que parte da música, da literatura, da dança, das artes visuais ou da descoberta científica através de um olhar artístico, se concretiza na maioria das vezes em residência, numa relação privilegiada com o território, e se exprime num pensamento sistemático sobre este mundo em que vivemos e os seus múltiplos futuros possíveis.
Partilhar nas redes sociais