A página oficial do Município divulgou, em comunicado, o reconhecimento aos órgãos que combateram os fogos nas freguesias do concelho:
O Município de Vila Real manifesta o seu profundo reconhecimento e gratidão a todos os operacionais que, desde o dia 2 de agosto, enfrentaram uma luta desigual contra o fogo. Foram 14 dias de coragem, determinação e sacrifício, nos quais bombeiros, elementos da proteção civil, forças de segurança, militares, sapadores florestais, elementos do INEM, da Cruz Vermelha, comunidades locais de baldios, juntas de freguesia, entidades privadas e voluntários se uniram para proteger o nosso concelho.
Um agradecimento especial aos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca e aos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde, cuja bravura e profissionalismo foram determinantes nesta difícil batalha.
Uma palavra também de reconhecimento aos funcionários do Município, aos Serviços Municipais de Proteção Civil, que tudo fizeram, dia e noite, para, em estreita ligação com a BAL instalada nos Bombeiros da Cruz Branca, assegurar a logística necessária, garantindo que nada faltasse no teatro de operações.
Não podemos deixar de destacar o Centro Desportivo e Cultural da Campeã e a Junta Regional de Escuteiros, que disponibilizaram os seus espaços para albergar o posto de comando nas várias fases da ocorrência.
O vosso empenho incansável, espírito de sacrifício e sentido de missão foram essenciais para salvar vidas, proteger habitações e defender, na medida do possível, o nosso património natural, em especial o nosso pulmão verde — o Parque Natural do Alvão.
Vila Real orgulha-se dos seus heróis.
Foram 14 dias de muita luta, onde todos juntos, incluindo os populares que mesmo em desespero para salvar as suas vidas e bens, mostraram que a união e a solidariedade são mais fortes do que qualquer adversidade.
Fonte/Foto: CM Vila Real