Em
Douro Interior Jornal

2025/06/24

Aprovada requalificação do Complexo Desportivo do Monte da Forca

Desporto

A Câmara Municipal de Vila Real e a Associação de Futebol de Vila Real (AFVR) apresentaram publicamente o ambicioso projeto de requalificação e ampliação do Complexo Desportivo do Monte da Forca, aprovado na reunião de Câmara do dia 16 de junho, na qual foi também aprovada a abertura do concurso público para execução da obra, que terá um prazo estimado de 365 dias. O investimento ascende a 2,2 milhões de euros, a cargo de ambas as instituições, havendo ainda a perspetiva de acesso a fundos comunitários para a melhoria da eficiência energética, nomeadamente do sistema de iluminação do recinto.

O presidente da Câmara, Alexandre Favaios, sublinhou a importância estratégica deste investimento para o futebol local e distrital. «Pela sua ambição vamos continuar a dar ao distrito e, naturalmente, à nossa cidade e ao nosso concelho infraestruturas desportivas condignas, modernas, pensadas para servir o futebol e os futebolistas em todas as fases de formação da sua carreira», afirmou. Realçou que a intervenção será feita em cinco áreas distintas: substituição do relvado natural – atualmente com problemas de drenagem –, reabilitação das bancadas e espaços adjacentes, construção de um novo campo de relva sintética, edificação de novos balneários para ambos os campos e instalação da nova sede da AFVR.

Alexandre Favaios salientou ainda o «reconhecimento à AFVR e ao seu presidente António Marques da Silva, pelo desafio lançado à autarquia, pela sua visão estratégica e dedicação ao futebol distrital». Referiu que, «como responsáveis circunstanciais pelas decisões políticas, percebemos que tínhamos aqui uma oportunidade de investimento, que a CMVR já projetava fazer no atual recinto, mas fruto deste desafio tivemos uma renovada ambição», objetivando transformar o local numa verdadeira “cidade do desporto”.

Sublinhando a dimensão social e comunitária do projeto, o presidente da Câmara reforçou: «O desporto é muito mais do que competição, é educação, é saúde, é coesão social, é comunidade, e por isso mesmo entendemos que este não é apenas um investimento no desporto, é um investimento nas nossas crianças, nos nossos jovens, num estilo de vida mais saudável».

António Marques da Silva, presidente da AFVR, expressou profundo agradecimento à Câmara por ter acolhido o repto lançado pela associação e pela Federação Portuguesa de Futebol. Esta nova infraestrutura, por uma lado, «Irá contribuir para a resolução de um problema estruturante do município de Vila Real, que sendo uma capital distrital já era tempo de avançar para uma solução que possa servir as necessidades dos clubes do concelho», sublinhando que, ao mesmo tempo, «será para utilização de todos os clubes do distrito, permitindo que se desenvolva ainda mais e melhor aquilo que são as apetências do futebol português».

O complexo, que terá uma gestão partilhada, será gerido através de um «banco de horas», numa lógica de acesso por candidatura, com corresponsabilização financeira entre a AFVR e a Câmara Municipal de Vila Real, visando a manutenção responsável dos espaços. O presente da AFVR manifestou ainda o seu desejo de que «a população e os clubes do distrito de Vila Real se sintam verdadeiramente representados» num projeto que promete dar novo impulso ao desenvolvimento desportivo local.

 

Fonte/Foto: CM Vila Real

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
2ª Eliminatória da Taça Nacional de Futsal realiza-se esta sexta-feira
24/10/2025
Semana Europeia do Desporto celebrada em Vila Real
24/10/2025
Registo operacional do Comando Distrital de Vila Real
23/10/2025
Regia Douro Park junta-se ao IPST e ao SNS numa ação solidária
23/10/2025
Clube de Ténis de Vila Real brilha no Campeonato Regional Absoluto 2025
22/10/2025
Jovens árbitros da AF Vila Real participaram no ENAJ 2025
22/10/2025
O ‘FIEL AMIGO’ ESTÁ EM ‘DIFICULDADES’
21/10/2025
Aulas abertas à comunidade trouxeram mais dinamismo ao bairro
21/10/2025